top of page

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA,
07 DE MAIO
TERÇA-FEIRA,
08 DE MAIO
QUARTA-FEIRA,
09 DE MAIO

Ecoleituras

9h30- Convidados visitam o Balneário de Pedrinhas e o Serrote do Urubu.

Troca de Saberes

8h: É tempo de alfabetizar- chovendo leitura. Escola Municipal Atanásio da Cruz. Mediadora: Margarete Gomes Coelho.

9h: Conteúdos de aprendizagem: procedimentos e atitudes em aulas de Língua Portuguesa. Oficina. 40 vagas. Com a profª Drª Renata Rios (UPE Petrolina). Na Escola Estadual EREM Paiva Neto.

9h: Ser tão forte: no sertão, ler faz toda a diferença. Na Escola Municipal Professora Maria Odete Sampaio Gomes. Coordenação Marisa Mairins Silva.

15h às 21h: Feira de livros: Venda e exposição de livros de autores  locais/nacionais/internacionais. No Espaço Umbucafé (UPE Petrolina). Diversos Sebos da região. Buffet de poesia (venda e impressão de livro instantâneo). Coordenação Carlos Barros. Ao lado do Auditório da UPE Tecidos entre livros e leituras: exposição e venda de produtos artesanais. Com Adriana Vilela. Ao lado do Auditório da UPE Mãos periféricas enredando o Semiárido. Exposição e venda de produtos artesanais. Com Neura Santos e Raimundo Souza. Coordenação Márcia Alves. Ao lado do Auditório da UPE.

Espaço Ciência e Cultura (Paviletras e salas da UPE – Petrolina)

Praça da Palavra 1

5h30 – Abertura oficial do 4º Clisertão: representações da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Reitoria da Universidade de Pernambuco, Presidência da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Facepe, Diretoria do Campus Petrolina/Coordenação de Letras, Prefeitura de Petrolina, Gerência Regional de Educação, vice-prefeita de Assaré e homenageados do 4º Clisertão. Escola convidada: Gercino Coelho / EREM Clementino Coelho(Estadual).

16h20: O registro do Cordel e do Repente como patrimônio imaterial do Brasil. Coordenação: Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Com a Drª Rosilene Gomes (UFCG) e Dr. João Miguel Sautchuk (UnB). Mediação: DrªAlice Amorim. 17h10: Recital Poético. Com o poeta Chico Pedrosa.

Paviletras

19h: ...E se fez Arte. J. Borges, Prêmio Vivo de Pernambuco, e Espedito Seleiro, Mestre da Cultura do Ceará, falam sobre aspectos da criação artística. Mediação prof. Dr. Simão Pedro (UPE Petrolina).

19h40: Manuca Almeida para Sempre. Com o escritor Carlos Laerte e os músicos Nilton Freitas e Mauriçola.

20h20: A importância de Patativa do Assaré para a Literatura Brasileira. Com o prof. Dr. Gilmar de Carvalho (UFC). Participação de Daniel Gonçalves. Mediação prof. Dr. Peterson Martins (UPE Petrolina).

21h: Patativa Ave Pássaro. Concessão, pela Universidade de Pernambuco/Campus Petrolina, do Título de Doutor Honoris Causa a Patativa do Assaré (in memorian).Coordenação Dr. Peterson Martins (UPE Petrolina).

Ecoleituras

9h- Convidados visitam a Ilha do Rodeadouro (rio São Francisco). Roda de conversa acerca da literatura, música, pintura e livro didático que têm o Velho Chico como cenário ou foco temático. Vagas: 40. Saída do ônibus em frente ao Hotel do Grande Rio. Escolas convidadas: Santo Antônio – Ilha do Massangano (Municipal) e Escola Estadual Paes Barreto.

Troca de Saberes

10h30: Cordelizando: a representatividade do Sertão e dos sertanejos através da literatura de cordel. Mediação: Kátia Cruz e Glaucia Sibely Coimbra Silva. Na Escola Municipal Julia Elisa Coelho-SEDE

9h – Clisertãozinho: Teatro e Contação de Histórias. Na Escola Municipal Anésio Leão-Vila Eduardo. Coordenação Taís Canto (UPE Petrolina)

9h30: Conversa na Escola: breaking american stereotypes –com James KaleEnglish Teaching Assistant (ETA) from New York e Julia López- English Teaching Assistant (ETA) from California (Estados Unidos). Mediação Ma Joilma Pereira, Ma. Edna Alencar e Ma. Zaira Dantas (UPE Petrolina). Na escola Estadual EREM Otacílio Nunes.

9h: Vida e obra de Patativa do Assaré. Roda de conversa com o prof. Dr. Gilmar de Carvalho, autor do livro “Patativa do Assaré: uma biografia”. Mediação Genivaldo do Nascimento. Na Escola Municipal Paulo Freire 9h: Vivendo literatura: poesia e meio ambiente. Oficina. 40 vagas. Com o poeta João Gilberto. Na Escola Estadual Edson Nolasco.

9h30: Cordel: um livro do povo português e brasileiro- com o prof. Dr. Arnaldo Saraiva (Universidade do Porto-Portugal). Na Escola Municipal Nicolau Boscardin.

10h: Clisertança. Com a escritora e profª PhD Rossana Ramos (UPE Mata Norte) e o ator e prof. Dr. Luiz Renato (IF Cuiabá). Na Escola Municipal Luíza de Castro- Bairro João de Deus

9h às 10h – ClisArte (Arte feita por universitários. Recital Poético). Com o GEEPP (Grupo de Estudantes Especializados em Perfomances Poéticas) - Curso de Letras da UPE Petrolina. Local: Praça Dom Malan e Sinais de Trânsito. Coordenação Lucas Silva (UPE Petrolina).

9h30: Admirável Mundo Novo. Roda de conversa com refugiados no Brasil. Com Abdulbaset Jorour (Síria), Keto Kabongo (República do Congo) e alunos pernambucanos do projeto Ganhe o Mundo. Coordenação prof. Me Kleber Costa (UPE Petrolina) e Ana Angélica (GRE). No colégio CPM – Colégio da Polícia Militar

10h: lançamento do livro Lendas do São Francisco em cordel. Com J. Borges, cordelista, xilógrafo e Prêmio Vivo de Pernambuco. Mediação prof. Dr. Simão Pedro. Na Escola Municipal Santa Terezinha – bairro Dom Avelar.

8h-Literatura Urbana: esquecendo livros pela cidade. Em espaços públicos e na Escola Municipal Mascarenhas – Vivendas. Coordenação Ludmila Barboza e Karla Gomes (UPE Petrolina).

9h: Música e ensino de inglês. Com a profª Ma. Joilma Barbosa (UPE Petrolina). No NUMEL (Núcleo Municipal de Ensino de Línguas)

10h: Roda de conversa com o poeta Chacal. Mediação Chico Egídio. Na Janela 353 (Café de Bule). Escola Estadual convidada EREM Jesuino Antonio D´Ávila

10h: Encontro com o autor. Conversa com o poeta e músico Aldy de Carvalho. Mediação prof. Me. Francisco de Assis (UPE Petrolina) Na Escola Estadual Simão Durando

15h às 21h:

Feira de livros: Venda e exposição de livros de autores locais/nacionais/internacionais. No Espaço Umbucafé (UPE Petrolina). Diversos Sebos da região. Buffet de poesia (venda e impressão de livro instantâneo). Coordenação Carlos Barros. Na UPE (no Espaço Umbucafé) Tecidos entre livros e leituras: exposição e venda de produtos artesanais. Com Adriana Vilela. Ao lado do Auditório da UPE Mãos periféricas enredando o Semiárido. Exposição e venda de produtos artesanais. Com Neura Santos e Raimundo Souza. Coordenação Márcia Alves. Ao lado do Auditório da UPE 19h: Orquestra do Sertão-Opus 68 (IF Sertão PE). Regência Ozenir Luciano. Na Escola Municipal CAIC – Cohab Massangano.

Espaço Ciência e Cultura (Paviletras e salas da UPE – Petrolina)

Paviletras

15h15 – Literatura e Música: negritude e religiosidade afro-brasileira. Mesa. Com a profª Drª Silvânia Núbia, o prof Dr. Acauam Silvério e prof. Dr. Jairo Nogueira (UPE Garanhuns). 16h- Leitura e Ensino de Literatura. Mesa com o prof. Dr. Jacinto dos Santos, o prof. Dr. Josivaldo Custódio e a profªMa Márcia Xavier (todos da UPE Mata Norte)

16h40- Letras 50: a contribuição durante cinco décadas da profª Yeda Barros, homenageada do 4º Clisertão, para o mundo das Letras no Vale do São Francisco. Mediação Ma. Aparecida Brandão (UPE Petrolina) e Neuma Guedes (Uneb).

17h20- Fui, vi e venci. Relato de uma sobrevivente da Guerra de Pau de Colher, último grande Movimento Messiânico do Brasil, ocorrido há 80 anos (em 1938) em Pau de Colher, Casa Nova-BA. Com D. Maria Andreza e Sílvio Roberto. Mediação Me Moisés Almeida (UPE Petrolina)

18h: “Zuada”. No Espaço Umbucafé (UPE). Coordenação Me.Vlader Nobre (UPE Petrolina).

18h30: Lançamento de livros. Espaço Umbucafé. Paviletras 19h – A literatura e a esclerose da sensibilidade. Com o prof. Dr. João Wanderley Geraldi(Unicamp).Mediação prof. Dr. GeamKarlo(UPE Petrolina).

19h40 – Escrever na américa: escrever a américa'. Com Eric Nepomuceno, escritor, jornalista e tradutor do clássico “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Marquez. Mediação do jornalista e escritor Emanoel Andrade (Uneb).

20h20: Palavra calada: a Literatura Marginal da década de 70 no Brasil. Com o poeta Chacal. Mediação Me.Vlader Nobre (UPE Petrolina)

21h30: Apresentação do Reisado do Inhanhum (Santa Maria da Boa Vista), Prêmio Vivo de Pernambuco. Escola convidada: Estadual Eduardo Coelho/CEJA (Estadual).

 

Troca de Saberes

8h30: Movimento Cartonera em Pernambuco. Com o escritor e professor Me Wellington de Melo (UFPE). Na Escola Estadual Adelina Almeida. Escolas Estaduais convidadas: Moysés Barbosa e EREM Otacílio Nunes.

9h – Clisertãozinho: Teatro e Contação de Histórias. Na Escola Municipal Ariano Suassuna- Rio Corrente. Coordenação Tais Canto.

9h: Vida e obra de Patativa do Assaré. Roda de conversa com o prof. Dr. Gilmar de Carvalho, autor do livro “Patativa do Assaré: uma biografia”. Mediação Ma. Aparecida Brandão (UPE Petrolina). Na Escola Estadual EREM Pacífico da Luz.

10h: Clisertança. Com a escritora e profª PhD Rossana Ramos (UPE Mata Norte) e o ator e prof. Dr. Luiz Renato (IF Cuiabá). Na Escola Municipal Jacob Ferreira – Cosme e Damião).

10h: Toca pra nós dois: aprendendo a tocar sanfona com o mestre Luiz Rosa. Rua Engenheiro Walmir Bezerra. Centro de Petrolina. Próximo à Praça do Galo. Marcar horário. 87 98827 0049. 10h: Encontro Mulherio das Letras. Com a escritora Maria Valéria Rezende. Mediação profª Socorro Lacerda. Na EREM Clementino Coelho. Alunas convidadas da Escola EMAAF (Estadual)

9h-Literatura Urbana: esquecendo livros pela cidade. Em espaços públicos e na Escola Eneide Coelho (Estadual). Coordenação Ludmila Barboza e Karla Gomes (UPE Petrolina).

10h15: Lavagem de São João Apocalipse. Ato de limpeza e pintura da escultura Apocalipse São João (entrada da UPE/Facape). Alunos da Escola de Aplicação. Coordenação da profª Leni Lima. 10h: Roda de conversa com Eric Nepomuceno. Mediação do jornalista e escritor Carlos Laerte. Na Escola Estadual EREM Jornalista João Ferreira. 10h: Roda de conversa com o escritor Elikura Chihuailaf (Chile). Na Escola Estadual Indígena Capitão Dena. Escolas convidadas: Escolas Indígenas da Ilha da Assunção- Cabrobó/PE. Mediação Ma. Isolda Beserra e Me. Kleber Costa (UPE Petrolina).

10h: Desvendando Raimundo Carrero. Roda de Conversa entre os alunos da escola de Aplicação (UPE Petrolina) e o escritor Raimundo Carrero. Na Escola de Aplicação. 9h30: A publicação de cordéis: desafios e possibilidades. Com Graciele Castro (Academia Brasileira de Literatura de Cordel e Grupo SerTão Poeta). Na Escola Municipal Eliete Araújo.

14h - Outras Palavras: entrega de livros de escritores pernambucanos às Escolas de Referência de Petrolina. Participação de Ezter Liu, vencedora do Prêmio Pernambuco de Literatura 2017, e do Grupo Samba de Véio. Coordenação: Antonieta Trindade (VicePresidente da Fundarpe). Na Escola Dom Antônio Campelo. Escola Estadual convidada:

19h: Recital com o poeta Chico Pedrosa. Na Escola Municipal 21 de setembro.

19h: A escola vai ao teatro. Apresentação da peça “A Pena e a Lei”. No Sesc. Com o TPA (Teatro Popular de Arte). Escolas convidadas: Eliete Araújo (Municipal) e Estaduais: EREM Clementino Coelho- Turma Travessia, Escola Antônio Cassimiro – Turma Travessia, Escolas com EJA Campo).

19h: “Ai se Sêsse”. Recital Poético. Maviael Melo convida Pok Ribeiro, João Sereno, Maurício Menezes, Cleninho e Rodrigo Sestrem. Na Escola Estadual Eduardo Coelho.

Das 15 às 21h: Buffet de poesia (venda e impressão de “livro feito na hora”). Coordenação Carlos Barros. Na UPE (no Espaço Umbucafé). Tecidos entre livros e leituras: exposição e venda de produtos artesanais. Com Adriana Vilela. Ao lado do Auditório da UPE Exposição: Insurgências mexicanas: poéticas de vida em tempos de morte. Coordenação Luciana Accioly Lima e Alejandro Reyes (México) Mãos periféricas enredando o Semiárido. Exposição e venda de produtos artesanais. Com Neura Santos e Raimundo Souza. Coordenação Márcia Alves. Ao lado do Auditório da UPE Feira de livros. Venda e exposição de livros de autores locais/nacionais/internacionais. Espaço Umbucafé (UPE)

18h30-Lançamento de livros. Espaço Umbucafé

21h30: Música-Mundo. Com Oswaldo Ponce (Venezuela). Na Escola Municipal São Domingos Sávio.

Espaço Ciência e Cultura (Paviletras e salas da UPE – Petrolina)

Paviletras

15h15: Memória e fantasia: como distingui-las?. Com a escritora Maria Valéria Rezende (Prêmio Casa de las Américas e Prêmio Cidade de São Paulo. Escolas convidadas: 21 de Setembro (Municipal), Joaquim André e AntonioPadilha (Estaduais). Mediação Ma. Aparecida Brandão (UPE Petrolina).

16h: O que falam essas mulheres da poesia? Com a Drª Anélia Pietrani (UFRJ). Mediação prof. Dr. Simão Pedro (UPE Petrolina). 16h40- Zita Alves, guerreira-escritora-mulher-esposa-mãe. A crítica literária Elisabet Moreira conversa com a escritora Zita Alves, homenageada do 4º Clisertão. 1

17h20: Comunicações Orais (salas de aula do Prédio de Educação) 1

8h30 às 19h - Apresentação de Pôster (ao lado do Auditório)

19h às 22h: Minicursos

bottom of page